sexta-feira, 25 de julho de 2014

RESENHA: DESVENTURAS EM SÉRIE

Oi, tudo bem?

Hoje resolvi fazer uma resenha da série de livros que mais marcou a minha pré-adolescência: A Series of Unfortunate Events, conhecida aqui no Brasil por Desventuras em Série. 


Escrita por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler), a série é constituída por 13 livros, que narram a história dos órfãos Baudelaire após o terrível incêndio que destruiu sua casa e matou seus pais.


Além de sofrer com toda a adaptação dos novos lares, os órfãos são obrigados a lidar com o Conde Olaf, o terrível vilão da história que tenta a todo custo roubar a fortuna Baudelaire.


A arte dos livros foi desenvolvida por Brett Helquist, trazendo capas e ilustrações lindas, tornando a coleção um ótimo item de decoração para a sua estante.


Os títulos dos livros já relatam a infelicidade que os espera para os próximos capítulos.

1- Mau Começo
2- A Sala dos Répteis
3- O Lago das Sanguessugas
4- Serraria Baixo-Astral
5- Inferno no Colégio Interno
6- O Elevador Ersatz
7- A Cidade Sinistra dos Corvos
8- O Hospital Hostil
9- O Espetáculo Carnívoro
10- O Escorregador de Gelo
11- A Gruta Gorgônea
12- O Penúltimo Perigo
13- O Fim


Com o sucesso da série, em dezembro de 2004 os três primeiros livros foram adaptados para o cinema, trazendo Jim Carrey como o Conde Olaf.


Opinião geral: A forma como o autor envolve o leitor na história é fantástica. Lemony conversa com quem possui o livro em mãos e faz com que a vontade de ler o próximo capítulo seja imensa. Originalmente, a série foi escrita para crianças e pré-adolescentes, mas há uma grande dúvida do público em torno disso. O livro faz alusão a diversos temas que não são do universo infantil, mas sim do adulto, fazendo com que os livros atinjam muito mais o público adulto.
Recomendo os livros para quem está procurando uma leitura "mais leve". São curtos e podem ser lidos em 1 ou 2 dias. Também têm o tamanho ideal para serem carregados na bolsa ou mochila.


Espero que tenham gostado... Deixe nos comentários a sua opinião sobre os livros se também já leu...

Beijos, Fernanda Salvagni Moreira







Nenhum comentário:

Postar um comentário